Em janeiro deste ano de 2011 fiz minha primeira exposição solo em terras internacionais. O título em português, algo como “Travessias: o caminho do rio e a estrada do boi”, faz alusão a dois temas que explorei fotograficamente na região do sertão mineiro. As fotos foram expostas na Universidade Sorbonne Nouvelle em Paris a convite da Sra. Jacqueline Penjon, diretora do Centro de Estudos dos Países Lusófonos (CREPAL).
Metade das imagens foram feitas durante o ano de 2003 quando viajei pelas regiões próximas ao Rio São Francisco em Minas Gerais. A intenção era o registro de algumas pessoas e paisagens em desaparecimento. Na ocasião as imagens foram exibidas em uma mostra coletiva no MIS em São Paulo.
A outra metade das imagens é uma edição um pouco menor das que foram exibidas por ocasião do lançamento do livro Travessias: Reportagem sobre o sertão de Guimarães Rosa de Juliana Simonetti em Sorocaba (www.livrotravessia.com.br). O livro conta como foi a viagem feita em 2007 por moradores da região que reeditaram a famosa viagem de 1952 que o autor Guimarães Rosa fez pelo sertão.
Não bastasse a honra de expor minha obra na Sorbonne, ainda recebi o convite de uma rapida mostra no aconchegante “Unopiu Expressobar” em Munique! Um lugar ótimo, cidade linda. Ainda teve uma apresentação musical do grande Guto Brinholi, músico brasileiro radicado na cidade.
Foi uma experiência incrível poder viajar e expor minha obra no exterior. O grande agradecimento vai para a parceira de projeto Juliana Simonetti. Aguardem novos projetos juntos!
Também agradeço ao apoio da agência Cacau Art pela elaboração do material publicitário e a Canson do Brasil por apoiar a exposição com o fornecimento do papel em que as imagens foram ampliadas, Canson infinity Platine Fibre Rag. O resultado das impressões ficou excelente e já ficou sendo um dos papéis preferidos para imprimir minas obras.
Deixe uma resposta